Certidões negativas das empresas, porque é importante estar tudo em ordem?

São inúmeras as responsabilidades que as empresas têm perante o governo. E essas responsabilidades vão além de pagar os impostos em dia. As empresas também precisam prestar contas e comprovar que estão quites com o fisco.

Dentre essas responsabilidades existe um documento de extrema importância chamado Certidão Negativa de Débitos (CND) que, caso o empresário não esteja regular com essa certidão, ele pode ser até impedido de fechar negócios.

O que é a Certidão Negativa de Débitos?

A CND é uma declaração utilizada para atestar a regularidade tributária do contribuinte. É através desse instrumento que o contribuinte comprova que cumpriu suas obrigações tributárias.

Essa certidão serve para atestar que não houve nenhuma falha na apuração dos tributos e nem nos procedimentos de entrega das obrigações da empresa.

Qual é a importância de manter a CND em ordem?

Manter a regularidade das obrigações tributárias gera um custo significativo para empresa, mas também pode gerar muitos benefícios como, facilitar o acesso a financiamentos, reduzir taxas de juros em empréstimos bancários e abrir as portas para fazer novos negócios.

A certidão negativa ajuda o contribuinte a verificar se há algum erro nas suas declarações acessórias. Se essas declarações não forem enviadas no prazo correto, o contribuinte é penalizado e tem que pagar multas.

Além disso, caso haja falha no registro do pagamento dos tributos, os valores não são computados e a empresa fica com pendências no fisco, o que pode levar até a sua exclusão do Simples Nacional.

Por isso é preciso tirar a CND da sua organização e se certificar que tudo está dentro dos conformes.

Outro grande benefício de manter a CND em dia é que sua empresa é permitida a participar de licitações. O que representa uma grande oportunidade de fazer negócios e expandir seu networking.

Apenas as empresas que atestam sua regularidade fiscal, através da certidão negativa de débitos é que são autorizadas a fornecer produtos e serviços ao governo. Esse processo de licitação do governo costuma ser um pouco burocrático, mas basta manter sua empresa regular e acompanhar o status da CND regularmente.

A CND também é exigida para obter financiamento em bancos públicos, como o BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A maioria das empresas quer conseguir linhas de créditos nesses bancos, afinal eles são os que oferecem as melhores condições e taxas de financiamento. Porém, apenas as empresas que apresentam a CND é que conseguem ter acesso a esse tipo de crédito.

Além de todas essas vantagens, as empresas com a CND em dia também possuem benefícios em bancos privados, que utilizam a informação da Certidão para analisar o risco do seu negócio.

Assim também funciona para a geração de novos negócios com grandes companhias, que realizam seu processo de cadastro de fornecedores e parceiros a partir da avaliação de risco da sua empresa por meio da CND.

Portanto, mantenha sempre a regularidade fiscal da sua empresa e as suas CNDs organizadas e em dia.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *