Diferença entre uma limpeza profissional e uma limpeza doméstica e não especializada.

No Brasil é comum que as pessoas, desde muito cedo, estejam envolvidas em serviços domésticos que tenham algum tipo de limpeza e higienização. As mães ensinam seus filhos atividades básicas do cotidiano da casa como lavar louça, varrer ou organizar ambientes. Ainda que esse tipo de ensinamento seja muito bem-vindo porque desenvolve habilidades necessárias para o convívio social, esse tipo de prática é do âmbito do lar.

Saber varrer uma cozinha não nos autoriza a trabalhar com limpeza num nível profissional, utilizando as técnicas e os produtos específicos desse trabalho. Essa confusão entre limpeza doméstica não especializada e limpeza profissional é o mesmo que acreditar que a leitura da Constituição faz de você um advogado, ou ainda, porque todos frequentamos a escola e aprendemos língua portuguesa, podemos ser considerados escritores.

Para sanar as dúvidas, listamos algumas das diferenças entre uma limpeza profissional e uma limpeza doméstica não especializada:

1) Equipamentos

A limpeza doméstica trabalha com aquele velho equipamento nosso conhecido: rodo, balde, paninho e vassoura.
A limpeza profissional por sua vez utiliza equipamentos especializados, que são manipulados por pessoas treinadas para alcançar um resultado eficiente. Imagine um hospital, por exemplo, sendo higienizado com balde e pano úmido. Isso é praticamente impensável.

2) Produtos específicos

Os produtos de limpeza doméstica são adquiridos no mercado do bairro. Já os produtos de limpeza profissional demandam certo conhecimento para serem manipulados. Isso porque muitas vezes eles têm concentrações maiores dos agentes ativos, o que pode provocar acidentes, caso a pessoa não tenha o conhecimento adequado para utilizá-los.
Além de evitar acidentes, a especialização é importante porque os resultados alcançados atingem outro patamar, quando realizados por equipes de limpeza profissional.

3) Métodos específicos

Empresas de limpeza profissional visam otimizar seus resultados e, para isso, empregam métodos de limpeza para garantir a qualidade de seus serviços. Em casa, na limpeza doméstica não vemos muito problema em limpar o chão do banheiro com o mesmo pano velho usado para limpar o chão do quarto. Seria totalmente impraticável, se uma técnica dessas fosse empregada em restaurante, por exemplo.

4) Rapidez e eficiência

Já que empregam métodos específicos, as empresas de limpeza profissional tendem a ganhar em rapidez e eficiência. Como os procedimentos são pensados e o processo de limpeza é executado visando a correta higienização do ambiente, as práticas da limpeza profissional ganham em rapidez, tornando-se mais eficientes.

5) Mão de obra especializada

Os profissionais dessa área têm mudado de perfil com o passar dos anos. Ainda é preciso que a profissão seja mais valorizada. Contudo, as empresas têm se preocupado em treinar seu pessoal para o bom atendimento do cliente e a correta utilização dos equipamentos e produtos. Tudo isso, tem gerado melhor qualidade dos serviços prestados e o emprego das técnicas adequadas de higienização e limpeza.

6) Modernização

Como todas as empresas do mercado, a limpeza profissional tem estado alerta para o uso de novas tecnologias na área, seja no que concerne a utilização de equipamentos mais modernos, seja no que se refere a novos protocolos de saúde e higienização.

Como é possível notar, contratar uma empresa de limpeza profissional tem inúmeras vantagens. Além de contar com um serviço especializado, ainda é possível ter a garantia de um serviço de qualidade.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *