No que os moradores podem participar e ajudar na segurança do Condomínio?

Cerca elétrica, interfone, portões eletrônicos, câmeras de monitoramento e porteiros podem ajudar a aumentar a segurança de um condomínio. Porém, eles não são os únicos responsáveis. Ou seja, os moradores também podem e devem contribuir. Como? Adotando alguns hábitos bem simples. Saiba quais são!

O que é de responsabilidade dos moradores?

Uma pesquisa realizada pela Polícia Militar do Paraná apontou que mais de 80% das ocorrências em condomínios são resultado da falta de conhecimento das regras de segurança ou falha dos condôminos. É surpreendente, não é?

Por isso, é de extrema importância que os moradores também tenham consciência em relação as suas responsabilidades. Veja alguns dos exemplos de condutas e cuidados que podem ser adotados pelos moradores a fim de garantir uma melhor segurança.

Atenção ao entrar e sair do condomínio

Todos os moradores precisam estar alertas durante as entradas e saídas, seja a pé ou de carro. Preste atenção se a porta ou portão eletrônico realmente fechou, olhe ao redor e fique atento à movimentação na rua. Geralmente, os infratores se aproveitam desse momento para invadir os condomínios. Qualquer atitude estranha, informe ao porteiro.

Não autorize a entrada de entregadores

Os entregadores ou deliverys devem ser atendidos na portaria. Os moradores precisam ter consciência de que muitos assaltos acontecem por meio de entregadores falsos. Para garantir a segurança do condomínio, é indispensável não autorizar a entrada de nenhum entregador no interior do prédio.

Fique por dentro das regras de segurança

Todos os integrantes de um condomínio devem ter conhecimento sobre as regras de segurança. Isso é indispensável. Não somente para garantir que elas sejam respeitadas, mas também para saber agir em momentos específicos.

O acesso de pessoas estranhas deve ser informado

Quando o morador não está, mas deixou a chave do apartamento para um amigo ou parente, é de extrema importância informar a portaria com antecedência. Forneça os dados pessoais e de contato para que o porteiro possa fazer a correta identificação.

Invista em um olho mágico

Todo e qualquer detalhe que possa contribuir para aumentar a segurança é bastante válido. O olho mágico, instalado nas portas, é um exemplo. Ele pode ajudar na identificação de um visitante e até mesmo impedir um assalto.

Mantenha seu veículo sempre fechado

Evite deixar vidros abertos ou a chave na ignição. O mais indicado é manter o veículo sempre fechado, mesmo dentro da garagem do condomínio. Outra dica é não deixar objetos de valor expostos para não despertar a atenção de possíveis infratores.

O que fazer em caso de assalto?

A orientação dos órgãos de segurança em caso de assalto é basta clara: nunca reaja diante de um assaltante. Por mais difícil que possa parecer, tente manter a calma e não discuta. Após o ocorrido, entre em contato com polícia pelo telefone 190 e conte o que aconteceu. É importante também registrar um boletim de ocorrência para que as autoridades possam tomar conhecimento do fato.

Ao não reagir você não estará somente protegendo a si mesmo, mas também garantindo a segurança de todas as outras pessoas próximas a você. Ou seja, a falha de uma pessoa pode colocar todas as outras em risco.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *