Porque um Síndico inexperiente pode trazer riscos a todos os moradores do Condomínio?

Muita gente até não leva a sério, mas a boa administração de um condomínio é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança de todos os moradores. E, embora não pareça, essa boa administração condominial nem sempre é uma tarefa fácil e simples, exigindo um trabalho qualificado, experiente e de qualidade. Neste texto, você saberá como um síndico inexperiente e pouco capacitado pode trazer grandes riscos à vida dos moradores de um condomínio.

Confira neste artigo que fizemos especialmente para você.

Síndico inexperiente: perigo a vista

Em um condomínio normalmente há um grande fluxo de pessoas, todos os dias. É um entra-e-sai de gente e carros, e nem todas essas pessoas frequentam diariamente o espaço. Afinal, além de moradores e outros profissionais que trabalham no condomínio todos os dias, também há entregadores, visitantes, e é preciso administrar com rigor quem está permitido ou não dentro do condomínio.

Um síndico capacitado sabe muito bem disso, e dedica esforços e profissionais especialmente para cuidar desse fluxo de gente na entrada e na saída das instalações condominiais, investindo ainda em aparelhos de segurança como câmeras, interfones e outros detectores. Um síndico inexperiente, por sua vez, vai achar que “não precisa disso tudo” e, descuidado, pode facilitar a entrada de estranhos e até mesmo de bandidos dentro do condomínio, colocando o patrimônio e até mesmo a vida dos moradores em risco.

Condomínio é como uma empresa

O bom síndico precisa enxergar o condomínio que administra como uma verdadeira empresa. Sendo assim, ele deve encarar as entradas e saídas de dinheiro como um negócio que precisa de boa administração – senão irá falir. E, como bem se sabe, é comum que muitos condôminos – infelizmente – não paguem suas taxas de condomínio em dia, algo que prejudica e muito na gestão, mas que já faz parte do “dia a dia” de um síndico.

Lidar com o dinheiro dos outros nunca é uma tarefa fácil. Afinal, como síndico, o indivíduo terá diariamente que lidar com a pressão e com as expectativas dos moradores, que esperam sempre morar em um condomínio seguro, bem conservado e confortável (justamente porque estão pagando para isso).

O síndico inexperiente muito em breve perderá o controle das finanças condominiais e deixará contas sem pagar. Com os calotes, o condomínio vai ficar cheio de contas, e serviços indispensáveis como segurança, portaria e limpeza serão comprometidos. O próximo passo é já não realizar mais manutenções e reformas nas instalações estruturais e outras partes comuns do condomínio. Quando se vê, os condôminos estão morando em um grande cortiço.

Evite tudo isso!

Evite passar pelo desconforto e pelos contratempos que a atuação de um síndico inexperiente e incapacitado pode causar ao seu condomínio. Converse com a administração para terceirizar os serviços e deixar tudo isso na mão de uma empresa especializada e experiente em gestão condominial. Assim, você conta com a expertise de uma organização que realiza serviços fazendo o bom uso do dinheiro dos condôminos com precisão e competência – tudo isso em prol de uma vida melhor para todos os moradores!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *