Quais as características desejáveis em um bom supervisor de serviços e qual sua importância para uma equipe?

Seja na sua empresa, condomínio, espaço de eventos ou escola, ter um profissional responsável por coordenar os trabalhos de zeladoria (limpeza, conservação, etc.) é essencial para que as tarefas do dia a dia, sejam feitas de maneira a atender as suas necessidades.

Um supervisor de serviços é a pessoa preparada para inspecionar de forma geral toda a equipe de trabalho, responsável pela manutenção do local. Por isso, mais do que ser um trabalhador com experiência e domínio técnico, ele precisa ter um bom trato com os subordinados e o público de um modo geral, além de ter conhecimentos sobre os melhores produtos, equipamentos, preços e tarefas administrativas como homologações.

Minha empresa precisa de um supervisor?

O bom empresário, por mais que seja dedicado, não é capaz de tomar conta de todas as áreas do seu negócio com a mesma atenção. Por isso, ter um bom supervisor serviços, principalmente em companhias de médio e grande porte, é fundamental.

Não se trata apenas de delegar funções, mas ter um profissional capacitado para aplicar da melhor forma possível a visão da empresa. Além disso, caberá a ele a função de acompanhar o dia a dia dos funcionários, gerenciando crises e fazendo com que eles atuem de forma conjunta para os interesses e o crescimento da companhia.

Olhar clínico

Na limpeza, esse profissional precisa ter atenção aos mínimos detalhes, pois estará incumbido de vistoriar a higiene e conservação de locais como refeitórios, escritórios, áreas comuns, pátios externos, janelas e vidraças, banheiros, etc.

Imagine o quanto o papel desse gerente é importante em um hospital ou na cozinha de uma escola, por exemplo. Por isso, além de ter capacidade de liderar, o supervisor de serviços também deve ter um profundo conhecimento de todos os processos de trabalho que está envolvido.

A pessoa contratada para exercer esse papel precisa, principalmente, ser um exemplo para os seus subordinados, pois acima de tudo, os liderados precisam ter um bom modelo de comportamento para seguir. Ela tem que saber que as suas atitudes são tão importantes quanto suas ações, por isso, ser profissional, educado, e mais que tudo, ético, são requisitos básicos.

Esse profissional também deve ser capaz de encontrar soluções para os problemas do dia a dia; ter capacidade de planejamento de curto, médio e longo prazo; ter criatividade; saber delegar funções e atividades para maximizar o rendimento do seu time e ter a capacidade de explorar todas as potencialidades de seus auxiliares.

Em resumo, um bom supervisor de serviços precisa saber trabalhar em equipe. Precisa ser um elo entre seus superiores e os seus subordinados, tem que ser capaz de executar e gerenciar múltiplas tarefas, além de ter consciência da importância do seu papel na engrenagem organizacional.

É por esses e outros motivos que no mercado atual, é fundamental para toda e qualquer empresa ter um profissional qualificado exercendo essa função. Alguém capaz de cumprir normas técnicas e corporativas e muito mais, alguém que enxergue as necessidades do negócio e seja capaz de propor soluções criativas para diferentes demandas.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *