Porque o comportamento e a aparência elegante de uma recepcionista é tão importante para qualquer empresa?
Ao visitar uma empresa, um hotel, o consultório de algum especialista ou um escritório você já deve ter percebido uma coisa: a recepcionista sempre possui uma aparência e um comportamento elegante e, normalmente, é uma mulher bem aparentada. Se a recepção for cuidada por um homem, a mesma coisa acontece.
Mas afinal, por que isso? O que a aparência e o comportamento de alguém que está lá apenas para recepcionar as pessoas tem a ver com todo o resto da empresa? Por que esse quesito é tão importante? Continue a sua leitura e descubra agora!
A recepcionista é o cartão de visitas de uma empresa
A imagem que uma empresa constrói diante de seus clientes vai muito além do seu endereço, do prédio em que está instalada, dos cartões de visita criativos e dos executivos educados e bem vestidos. O verdadeiro cartão de visitas de uma empresa sempre foi e sempre continuará a ser a sua recepcionista.
Isso acontece porque, apesar da fachada da empresa ou dos cartões de visita serem os primeiros contatos que ele tem com a empresa, a recepcionista é o primeiro contato mais pessoal, vivo, que o cliente tem. É quem será a primeira pessoa a recebê-lo naquele ambiente, fazendo com que o cliente construa então a sua primeira impressão sobre a empresa.
As pessoas são seres extremamente visuais, tanto os homens quanto as mulheres. O que vemos é processado em uma velocidade incrível pelo nosso cérebro até concluirmos uma rápida opinião. Logo, se chegamos a algum lugar e nos deparamos com uma recepcionista bem apessoada e elegante, identificamos isso e associamos aquela pessoa àquele lugar.
Atitude importa tanto quanto a aparência
A aparência importa sim, e muito, para uma recepcionista. Por isso, não é nada incomum que quem exerce a profissão, se preocupe bastante com o que vestir, que perfume usar, em fazer uma maquiagem e estar com os cabelos bem arrumados.
Mas se até aqui você achou que é só isso que importa no perfil de uma boa recepcionista, é aí que se engana. Tão importante quanto à aparência é a atitude, o comportamento, da profissional.
Ou seja, não adianta de nada a recepcionista ter uma aparência incrível, mas ter uma atitude arrogante, ser muito fechada, não ser educada com os clientes e não recebê-los da maneira correta.
Sorrir, por exemplo, é um comportamento simples e que pode ajudar muito a recepcionista a transmitir uma imagem melhor de si mesma e da empresa. Conduzir o cliente até a sala de espera, abrir as portas para o cliente passar, sugerir que ele se sente para aguardar e oferecer algo para beber também é outra atitude que faz toda a diferença em uma recepcionista.
Ser educada, dizer bom dia ou boa tarde, apresentar-se ao cliente, recebe-lo de pé e utilizar palavras como “por favor” e “obrigado” também é importantíssimo no comportamento de uma recepcionista.
Afinal, tudo isso será levado em conta pelo cliente, mesmo que inconscientemente, para criar uma impressão sobre a uma empresa e uma grande parte dessa impressão depende totalmente da recepcionista e da forma como ela age e trata as pessoas.
Comments (2)
Oi lá só queria avisar uma rápida. A text em seu post
parecem estar fora da tela em Firefox. Não sei
se isso é um formatação questão ou alguma coisa a ver com navegador
de internet compatibilidade mas eu pensei tive post para que você saiba.
O projeto mas parece ótimo! Espero que você consiga o edição resolvido em breve.
Kudos
Boa tarde Lizia!
Muito obrigado por nós avisar deste erro. Vamos analisar e arrumar o mais rápido possível. Para não deixar de acessar o conteúdo, recomendamos então acessar nosso blog através do Google Chrome ou celular ok?
Muito obrigado mais uma vez pela presença.