A importância de uma boa aparência.
O funcionário é a cara da empresa, certo? Então se ele estiver mal vestido, certamente o cliente pensará que a sua empresa é pouco preocupada com a imagem. Sendo ainda mais direto, o cliente terá uma má impressão do seu negócio. Saiba porque é tão importante investir na imagem do seu colaborador.
A importância de uma boa aparência
Quando um cliente entra numa empresa, automaticamente ele começa um processo de avaliação. Ele observa não só o produto, mas o ambiente, o atendimento e a imagem pessoal de cada funcionário. Tudo conta e contribui para a formação de opinião. Por isso é importante que tudo esteja alinhado e coerente.
Por exemplo, se a sua empresa é um hospital, é indispensável passar uma imagem de seriedade, limpeza e organização. Os funcionários são o elo de ligação principal com o cliente e, por isso, possuem um papel fundamental nesse processo.
Boa aparência, mas com identidade própria
Mas o que é uma boa aparência? Nem sempre o que é bonito para uma pessoa, também é para outra. E já que gosto não se discute, é de extrema importância manter sempre o respeito entre chefe e trabalhador. Principalmente quando o assunto são exigências ou mudanças em relação à aparência, fatores que mexem diretamente com a identidade de uma pessoa.
Se o colaborador se sente bem usando barba ou não gosta de usar saia, é possível sempre chegar a um consenso. O importante é manter o bom senso e a calma durante o diálogo. Jamais use ofensas ou discriminação para exigir uma imagem agradável e positiva.
Requisitos para uma boa aparência
Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo de otimização da imagem dos funcionários de uma forma consensual e harmoniosa. Saiba quais são.
• Uniformização: para evitar problemas com roupas inadequadas, curtas demais, amassadas ou sujas, opte pela uniformização. Além de dar mais credibilidade à sua empresa, reforçando a sua marca frente ao cliente, os uniformes passarão mais segurança e organização.
• Barba feita: usar ou não barba é uma decisão pessoal, porém, você pode pedir para que ela esteja sempre bem feita e aparada. Sem bem cuidada, ela irá passar uma boa impressão aos clientes e, quem sabe, até uma sensação de seriedade.
• Cabelos cortados e alinhados: assim como a barba, os cabelos também são características bem pessoais. Coloração e estilos de cortes são escolhas dos trabalhadores. Porém, converse para que eles estejam sempre bem penteados e alinhados. Em alguns casos, é mais higiênico que estejam presos.
• Menos é mais: dependendo do tipo de trabalho, como o manuseio de máquinas ou alimentos, é recomendado evitar acessórios por questões de higiene e segurança. Porém, se esse não for o caso, converse a respeito do uso de anéis, brincos, pulseiras, relógios e maquiagem. Menos é sempre mais. Deixe clara a imagem que a sua empresa pretende passar e alinhe expectativas.
• Unhas cortadas e limpas: em primeiro lugar, é uma questão de saúde e higiene. Depois, de aparência. Se for necessário, explique aos funcionários porque é importante manter as unhas sempre limpas para evitar infecções e o contágio de doenças.
Conheça a Clean Work
Para não ter que se preocupar com a boa aparência dos funcionários, uma ótima opção é a contratação de empresas de prestação de serviços, como a Clean Work. No mercado desde 1992, ela disponibiliza, por exemplo, equipes profissionais para limpeza e conservação, paisagismo, controle de pragas, sistemas de segurança e serviços gerais. Entre em contato e peça um orçamento!
Deixe um comentário