Como não prejudicar sua empresa com pessoas despreparadas para acompanhar o desempenho dos serviços das terceirizadas

Ter um ambiente limpo e seguro para trabalhar tem efeito direto na produtividade dos funcionários. Porém, devido ao alto custo de manter uma equipe interna, o serviço terceirizado pode ser a solução ideal. Mas é preciso tomar cuidado. Contratar o serviço correto e acompanhá-lo com um profissional qualificado é fundamental para evitar problemas e prejuízos.

Poupando dinheiro e tempo

As vantagens de contratar uma terceirizada são enormes. Em primeiro lugar, a comodidade. Como o material, o treinamento e a manutenção dos funcionários fica a cargo da parceira, seu negócio não precisa se preocupar com aspecto, focando os esforços nos objetivos principais, aumentando assim a produtividade. Sem contar a diminuição dos gastos.

A versatilidade desse serviço também é um atrativo. As empresas têm flexibilidade caso haja necessidade de trabalho eventual ou frequente. Além disso, em ocasiões de pico, como eventos, a terceirizada pode enviar funcionários extras para cobrir uma eventual necessidade. Parceiros de qualidade tem um diálogo aberto e estão prontos para atender as demandas dos clientes. E também, uma empresa terceirizada garante que o serviço será feito de maneira imediata.

Treinamento e Qualificação

O primeiro passo ao contratar uma empresa de serviços terceirizados é garantir a qualidade e o treinamento dos funcionários. Nada é pior que investir em uma prestadora de serviços e não receber o que foi contratado. Por isso certifique-se de que os profissionais receberam o treinamento adequado e que possuem experiência na função.

Mas isso não é suficiente para garantir um bom serviço. Afinal, funcionários terceirizados também precisam de supervisão. Por isso, é fundamental que eles tenham um acompanhamento de um profissional qualificado, que sirva de elo entre os terceirizados e a empresa. Uma pessoa despreparada para esse tipo de função, como uma secretária ou um assistente de outra área, pode ser um detrimento à qualidade de trabalho da equipe.

Comunicação e Flexibilidade

Lembrando que esse tipo de profissional não é um membro da sua empresa, e sim da terceirizada. Por isso, ele responde diretamente para a contratada. Portanto, qualquer problema que possa surgir precisa ser resolvido em comunicação com ambas as empresas. Uma parceira que esteja aberta e facilite essa comunicação em combinação com um funcionário próprio com experiência e conhecimento para lidar com situações adversas agilizam a resolução de problemas, diminuindo assim os possíveis prejuízos.

Segurança

É também necessário avaliar questões de segurança. Terceirizadas que não realizam a verificação do histórico dos funcionários estão mais expostas a vários tipos de problema. Além disso, podem surgir problemas caso a parceira não utilize profissionais com suas funções devidamente legalizadas. A contratante precisa estar muito atenta à reputação da prestadora de serviço.

Uma empresa que contrata funcionários de confiança e os trata bem, mantém um rígido controle sobre o fluxo de trabalho e, mais importante, mantém os profissionais com as obrigações legais em dia provavelmente será um ótimo parceiro.

O dinheiro e o tempo poupados com o uso de um serviço terceirizado fazem valer a pena. Porém, é preciso sempre ficar atento para que as vantagens não virem prejuízos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *